Os livros do Augusto Cury costumam ser como uma luz. Ou melhor, é como trocar aquela lâmpada que estava piscando e iluminar melhor aquele quarto bagunçado e escuro.
Sinopse:
Somos a única espécie, em meio a milhões na natureza, que pensa, tem consciência de si mesma e escreve sua história. Um privilégio indescritÃvel. Mas temos escrito uma história que nos liberta ou nos aprisiona? Temos administrado com inteligência a construção de pensamentos ou a deixamos solta como um carro sem direção ou um barco à deriva, sem bússola? A maioria das pessoas vive em sociedades livres, mas é escrava das suas emoções. Não treina sua psique para construir um amor inteligente e uma mente brilhante e, por isso, desenvolve transtornos psÃquicos que a controla e que asfixia os outros. Todos nós queremos uma mente saudável, regada ao prazer, livre, segura, resiliente, criativa, mas frequentemente deixamos nossa mente irresponsavelmente solta, sem gerenciamento e proteção. Mentes tÃmidas, agitadas, imaturas, pessimistas, amedrontadas, flutuantes, depressivas são consequências dessa falta de gestão e proteção. 'Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas' aborda de maneira livre temas psicológicos, educacionais, sociológicos e filosóficos à luz da Teoria da Inteligência Multifocal, que o autor desenvolve há mais de 25 anos.
É um livro bem curtinho, de leitura fácil e reflexiva. Ele fala de coisas que, no fundo, nós já sabemos, porém não colocamos em prática. Não têm tantas coisas novas, mas têm coisas necessárias. E como dizem por aÃ: o óbvio também precisa ser dito. E é exatamente isso que ele faz, ele te diz o "óbvio" com maestria e te conduz a uma viagem no seu interior em busca de compreender o seu EU.
Neste livro ele nos diz que, geralmente, não nos ensinam sobre a psique e por isso nos tornamos escravos das nossas emoções. Por outro lado, ele nos mostra que quando temos uma mente treinada conseguimos desenvolver um amor inteligente, relações saudáveis, rotinas regadas de prazer e liberdade.
No decorrer do livro ele aborda sobre a diferença do amor inteligente e a paixão, bem como ressalta os sinais e malefÃcios da paixão e como construir um amor inteligente; expõe também que o amor inteligente não se limita ao relacionamento conjugal, e sim a todos os tipos de relacionamentos - como vida em famÃlia, vida profissional; fala sobre autofluxo; a sÃndrome do pensamento acelerado e como trabalhar para desacelerar. Não é um livro muito profundo, ele passeia sobre esses temas e te impulsiona a olhar para si e refletir.
Por fim, é um livro simples e, como disse acima, com informações quais nós muitas vezes já sabemos, entretanto estão adormecidas. E a leitura leva exatamente ao despertamento desses pensamentos e a uma auto-observação. Se você gosta do assunto, eu recomendo a leitura porque, além de ser um livro rápido que é possÃvel ler em poucas horas, acredito que a reflexão é válida, bem como recomendo a leitura de outros livros do autor como "O futuro da humanidade", "Pais brilhantes, professores fascinantes" e "O vendedor de sonhos" que são livros brilhantes sobre assuntos tão necessários e sensÃveis.

.jpeg)