Resenha do livro: Leitura de Verão

by - quinta-feira, janeiro 04, 2024

 

Comecei esse livro de forma despretensiosa e fiquei apaixonadinha. Foi o meu primeiro contato com a escrita da Emily Henry, e não é atoa que ela se tornou uma das autoras mais queridas de romance contemporâneo ultimamente, a escrita dela é muito boa. Achei muito parecida com a L. M. Montgomery, na verdade, senti como se fosse a Anne escrevendo.

O livro é narrado pela January Andrews, uma escritora de romances que está vivendo uma crise criativa e de identidade por conta das tempestades que ela tem vivenciado.

January é uma romântica que sempre fez dos finais felizes uma força para atravessar períodos conturbados da sua vida, porém após a morte do sue pai ela se vê completamente perdida, pois enquanto estava sofrendo o luto ela descobriu que seu pai vivia uma vida dupla e que, aparentemente a sua mãe sabia de tudo e não tinha contado para ela. 

Essa foi a deixa para desestabilizar completamente a January, afinal como ela poderia acreditar em finais felizes se o único que ela conhecia não era tão verdadeiro e real como ela imaginara. Ao descobrir o segredo do seu pai, ela também descobre que ele deixou para ela uma casa na praia, então a sua aventura começa. Com sua vida bagunçada, vivendo uma crise criativa, sem dinheiro e sem ter para onde ir. January decide viajar até a casa de praia do seu pai - onde ele viveu com sua outra mulher - com a intenção de limpar e organizar a casa para vendê-la, e conseguir um dinheiro para se manter enquanto tenta se reorganizar. 

Só que isso não foi tão simples quanto ela acreditou que seria.

Ao chegar na casa ela percebe que fantasmas que ela nem sabia que existiam estão a assombrando e para fechar com chave de ouro, descobre que seu vizinho de deque é ninguém mais ninguém menos do que Gus Everett, um escritor famoso e bem sucedido por seus livros densos e nada clichês, que ela estudou na faculdade e não suporta.

“A pior parte de ser rival de Gus Everett na faculdade? Provavelmente o fato de não ter certeza se ele sabia que nós éramos rivais.”

Eles acabam se esbarrando mais do que o esperando e em uma certa noite eles se encontram e decidem fazer uma aposta: eles têm que escrever um livro do gênero um do outro. Nessa aposta arriscada, ambos precisarão sair de suas zonas de conforto, e vão se envolver mais do que imaginavam, o que pode fazer com que eles entrem em um desafio muito maior que a escrita.

Como disse inicialmente, mergulhei e me conectei muito com as dores, complexidades e hesitações dos personagens.  A mistura de sentimentos da January a respeito do segredo e saudade do pai, do bloqueio da sua mãe, a construção dos sentimentos dela pelo Gus, a forma como Gus vai se revelando aos poucos e removendo toda a armadura que o cercava e o nascer do romance.

Super recomendo a leitura. Esse livro merece todo hype que ele teve e foi muito além do que eu esperava. Achei que todos os personagens foram bem desenvolvidos, gostei da forma que abordou questões profundas com o romance levinho e sem contar que o final me deixou muuuuito feliz e sorrindo feito uma boba. 


You May Also Like

0 comments